Buscar

Preparação do ar para sistemas pneumáticos



Uma das partes mais importantes de um sistema pneumático é a preparação do ar. Isso pois a pneumática consiste na utilização do ar comprimido para a execução de atividades da automação industrial. Com isso, devemos garantir a qualidade do ar comprimido. De modo a passar pelo processo de filtragem, Regulagem de pressão e lubrificação. Para que, assim, possa se aproveitar esse ar da melhor forma possível.



Cuidados com o ar comprimido

O ar comprimido pode ter vários contaminantes, como sujeiras e água, que podem danificar os componentes do sistema. Dessa forma, o que seria uma solução econômica para a automação industrial, pode acabar custando muito mais caro para o usuário. Com isso, a preparação e o tratamento desse ar comprimido se tornam essenciais.

Os sistemas pneumáticos consistem em um sistema aberto de na sucção de ar livre, com contato direto ao ambiente externo. Sendo assim, esses sistemas estão constantemente sujeitos a contaminação, umidade e outras impurezas, bem como desgastes inesperados de equipamentos podem levar a contaminação do ar.

Uma válvula ou cilindro pneumático podem ser facilmente travados por conta de partículas de sujeira. Sendo assim, é fundamental o uso de filtros de ar. A lubrificação se torna, então, uma parte essencial nesse processo. Isso pois o sistema de ar pneumático é formado por partes que se movimentam e portanto, estando também sujeitas a desgaste.





Preparação e conservação do ar

A lubrificação dos componentes de um sistema pneumático é necessária pois auxilia no aumento de sua vida útil. Desse modo, reduzindo os gastos com consertos, manutenção e trocas de produto e tempo do operador. A ferramenta utilizada para essa função de lubrificar o sistema é o que chamamos de Lubrifil.

Lubrifil é um nome usado comumente no mercado para uma unidade combinada de preparação de ar com filtro, regulador e lubrificador (ou simplesmente FRL). Podemos chamar essa unidade, então, de unidade de preparação de ar.

Esse equipamento funciona de forma a conservar o sistema pneumático. O ar passa inicialmente por um regulador de pressão. No qual, a pressão será ajustada para a determinada aplicação de será realizada. Em seguida, o ar comprimido passa pelo filtro de ar. Nessa fase o ar é filtrado duplamente, removendo as impurezas nele contidas. Por fim, o ar então passa pela unidade de lubrificação. Nesse momento o ar comprimido recebe uma leve névoa de ar.

Em suma, o processo do Lubrifil é a preparação total do ar comprimido para ser utilizado no sistema pneumático de modo a preservá-lo. Garantindo um melhor funcionamento e ampliando sua vida útil de forma eficiente.


82 visualizações0 comentário