Buscar

Cilindros Pneumáticos e sua importância na automação



Cilindros Pneumáticos e sua importância na automação

Já ouviu falar em Cilindros ou Atuadores Pneumáticos? Em suma, eles são os equipamentos responsáveis pela movimentação das partes móveis nos processos de automatização e automação. Possuem como principal objetivo realizar um trabalho usando somente ar pressurizado. Podemos dizer, então, que são os músculos das máquinas. Porém, para entender as funções dos cilindros pneumáticos, precisamos primeiramente conceitualizar o ramo em que eles estão inseridos. Ou seja, a pneumática.


O que é pneumática


Pneumática é o ramo da física e engenharia que faz o uso do gás ou ar pressurizado. Na indústria, sua aplicação está ligada a um aumento na produtividade e a um menor custo operacional. O gás atmosférico é o mais utilizado nesse setor. Esse ar passa, então, por um compressor. Quando comprimido, é utilizado em uma variedade de aplicações, como cilindros, motores ou ferramentas pneumáticas.

O uso de soluções pneumáticas na automação industrial gera diversas vantagens. Sendo assim, podemos citar seu baixo custo e, também, algumas características técnicas que facilitam os sistemas. Com uma construção fácil e intuitiva, os equipamentos possuem uma alta resistência a vibrações e golpes, além de trazer maior segurança e facilidade em sua manutenção quando comparados com a hidráulica e elétrica.




Funcionamento dos cilindros pneumáticos


Como citamos, os cilindros pneumáticos fazem o trabalho da movimentação dos sistemas de automação pneumáticos. O processo de automação é, dessa forma, ativado por meio de painéis. Chamamos estes de painéis pneumáticos. Esse dispositivo pode ser produzido de modo personalizado para cada cliente. Com isso, cada atividade e necessidade possui um mecanismo próprio.

Os painéis pneumáticos montam a lógica de um sistema. Contendo válvulas direcionais com sinal pneumático, válvulas de comando, válvula botão, entre outros. Dessa forma, a eficácia e segurança aos sistemas que forem inseridos é garantida.

Por meio desses painéis, então, aciona-se os cilindros pneumáticos. Comprimindo o ar e garantindo o movimento do sistema. Por serem equipamentos que exercem uma tarefa contínua e sob pressão, devemos tomar alguns cuidados para garantir uma maior vida útil desses cilindros.

Para essa tarefa, aconselha-se o uso de lubrificadores para ar. Isso pois os lubrificantes reduzem o atrito. Assim, diminui-se o desgaste das partes internas dos atuadores ou cilindros pneumáticos. Devemos, então, saber o volume do cilindro e quantidade de acionamentos por dia. Desse modo, o lubrificador correto para a utilização é especificado.

Assim, podemos então entender as funcionalidades e necessidades desse conjunto de equipamentos e conhecimentos da pneumática na automação industrial. Com aplicações e montagem correta do sistema, em conjunto com cuidados e manutenção necessárias nos cilindros, as tarefas tornam-se mais eficazes e com alto desempenho. Garantindo assim uma maior qualidade nos processos industriais.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo