Painéis Pneumáticos

1/1

Painéis pneumáticos o que são?

Painéis pneumáticos usam a energia armazenada no ar para comandar e atuar cilindros, motores, rotores, válvulas de maneira mais segura e muitas vezes mais baratas do que a elétrica e hidráulica. A pressão utilizada em sistemas pneumáticos varia entre 6 a 8 bar, tornando-os os sistemas lógicos e de atuação mais seguros pela sua baixa pressão de operação. Além de serem uma das opções mais baratas para sistemas de automação os painéis pneumáticos também são extremamente versáteis podendo facilmente se adaptarem a retrofits de sistemas

 

Os painéis pneumáticos podem ser comparados aos painéis elétricos contendo circuitos lógicos de comando e circuitos de potência, sendo os painéis pneumáticos de comando com válvulas de menor vazão contendo uma lógica e painéis pneumáticos de potência sendo majoritariamente de maior vazão ou pressão. Antigamente antes da invenção dos controladores lógicos programáveis ou CLPs os painéis pneumáticos de lógica eram muito mais utilizados pelo seu baixo custo e alta segurança ao operador ou operador de manutenção.

As vantagens dos painéis pneumáticos

Há quem diga que painéis pneumáticos são ultrapassados em tecnologia, porém existem inúmeras razões pelas quais os painéis pneumáticos ainda se destacam na indústria e dificilmente perderão seus postos para painéis elétricos ou hidráulicos:

1. Baixo custo de produção: Os painéis pneumáticos são de baixo custo em relação a painéis elétricos e hidráulicos.

2. Fácil manutenção: painéis pneumáticos são de fácil manutenção e de baixo custo, basta ter um pouco de conhecimento em pneumática para realizar manutenções duradouras.

3. Fácil instalação: Painéis pneumáticos tendem a ser de fácil instalação pois basta conectar algumas mangueiras para que o funcionamento dele se inicie.

4. Maior segurança: Ao se estourar uma mangueira ou falhar uma válvula em painéis pneumáticos, existe apenas o vazamento de ar, caso existem válvulas elétricas (de acordo com a NR10) elas são de tensão 24V de baixa potência, mantendo o operador seguro.

5. Maior resiliência: Painéis pneumáticos conseguem suportar regiões com alta umidade, vibrações, intempéries com muito mais facilidade do que painéis elétricos

6. Limpeza: Painéis pneumáticos tendem a ser sistemas muito mais limpos do que sistemas hidráulicos, garantindo a não contaminação de processos como por exemplo processos alimentícios.

Como especificar painéis pneumáticos?

Painéis pneumáticos podem ser especificados a partir de:

1. O que ele vai atuar: atuadores lineares, atuadores rotativos, motores

2. Como ele vai atuar: Qual é a lógica de atuação?

3. Qual será o ambiente a ser instalado: é zona classificada (EX), zona com fertilizantes, químicos na atmosfera, indústria alimentícia, indústria médica, entre outros

4. Tamanho do local de instalação: qual é o espaço disponível para instalação?

5. Facilidade de manutenção: Deve ser um painel de fácil manutenção e acesso?

Com essas informações a JHP automação pode especificar e orçar para você um painel pneumático para suas aplicações. Entre em contato conosco, fabricamos cerca de 100 painéis pneumáticos por ano e temos muita experiência para te ajudar a se tornar mais competitivo em custos e confiabilidade

CONTATOS

Rua Maria Amélia, 48 Diadema

Tel: 011 4066 5282

whatsapp +55 11 99421 9819

email: vendasonline@jhpautomacao.com.br

     
 

  • w-facebook
  • Branca Ícone LinkedIn
  • w-googleplus
  • Branca ícone do YouTube

© 2023 por GRUPO JHP Orgulhosamente criado por Wix.com