Elétrica - O que é elétrica?

Telas IHM

Botões

Contatores

Inversores de frequencia

Paineis Elétricos

Sensores

Disjuntores

Painéis para acionamento de bomba e motor

CLPs ou PLCs

Painéis de distribuição

Inversores GERAL.jpg
IHM_GERAL.PNG
DISJUNTOR_GERAL.PNG
clp geral.jfif
CONTATORES_GERAL.PNG
IMG_20201007_152735029.jpg
Painel_elétrico_comando_09.jpg

Elétrica é a área da ciência que estuda o transporte de elétrons entre polos negativos e positivos de um objeto. Esse transporte de elétrons porem realiza trabalho para o ser humano através da geração de campos magnéticos que acionam disjuntores, contatores, motores, ligam telas de LED, LCD geram calor que ligam lâmpadas, fogões, aquecedores, entre outros usos. Os componentes de circuitos elétricos então variam entre capacitores, resistores, indutores, interruptores e transformadores.

A elétrica esta em nosso dia a dia residencial e industrial nas mais variadas formas variando entre elétrica de alta e baixa potência. Por exemplo este nootbook que uso para escrever este artigo é energizado pela transferência de elétrons entre os polos positivos e negativos da bateria gerando energia suficiente para ligar a tela, processar e transferir dados, a potência deste notebook é baixa e gira em média 30 watts, uma lâmpada gira em torno de 8 watts, enquanto um motor elétrico de um navio por exemplo gira em torno de 7.000.000 watts!

 

Criamos ai a primeira divisão na elétrica a elétrica de alta potência e a elétrica e baixa potência. Não existe uma regra ou barreira fixa para elétrica de alta potência ou baixa potência, alguns especialistas assumem essa barreira em torno de 3 hp ou 2237 watts. A elétrica de alta potência é amplamente conhecida pelos seus barramentos, motores, disjuntores, Chaves de acionamento, contatores de alta potência e é usada em todo o tipo de industria, siderurgia, portuária, química, automotiva, entre outros. A elétrica de baixa potência muitas vezes confundida com elétrica de comando tem como seus componentes mais recorrentes os motores, disjuntores, Chaves de acionamento, contatores de baixa potência somados a CLP, telas IHM, relés, sensores, remotas, unidades de processamento, cabos para troca de informações, entre outros. Caso tenha interesse em conhecer mais componentes elétricos, acesse o link abaixo para a ferramenta de seleção de materiais da Siemens, lá você pode conhecer os mais diversos componentes, como eles trabalham e se comunicam.

BAIXA POTENCA.PNG
Alta potencia.jpg

Elétrica de alta potência

Exemplo de subestação de transmissão SIEMENS

Elétrica de BAIXA potência

Exemplo de painel de comando JHP - Siemens

 

 

 

 

 

A elétrica então se subdivide em componentes de Geração de energia, Transmissão de Energia, Comunicação, Controle de sinais, Tradução de sinais, proteção, Geração de trabalho. Cada uma dessas áreas tendo componentes amplamente conhecidos:

Geração de Energia: Usinas termoelétricas, Hidroelétricas, Placas Solares, Usinas eólicas, Geotérmica

Transmissão de energia: Fios, Cabos, Subestações, Transformadores

Comunicação: Profinet, Profibus, Profinet, Fios e Cabos, ASI, entre outros

Controle de sinais: CLPs, Processadores, Memórias RAM, HD, SSD, Botões, Telas IHM, Relés, Contatores.

Tradução de Sinais: Sensores de pressão, Sensores óticos, Sensores de nível, Sensores Indutivos, Sensores Capacitivos, barreiras de luz

Proteção: Disjuntores, Disjuntores Motores, Fusíveis

Geração e trabalho: Motores, Atuadores elétricos no geral

Na combinação de cada um desses itens empresas como a JHP Eletropneumática projeta e fabrica painéis elétricos que possuem sistemas de controle de sinais, proteção e comunicação para que possamos gerar trabalho com energia elétrica de maneira segura, eficiente capaz de gerar dados para que o operador possa melhor gerir seu equipamento

A energia elétrica pode vir em formato contínuo ou alternado, normalmente por questões físicas de dissipação de energia as tomadas elétricas nas mais diversas industrias e residências são de formato alternado, e quando necessário transformado em corrente continua para a realização de trabalho. A NR10 exige que sistemas elétricos sejam de 24Vcc em corrente continua para maior segurança do operador do equipamento, pois com essa tensão a corrente induzida no operador dificilmente acarretará em acidentes fatais. A principal ferramenta para transformação para corrente alternada para corrente continua é o transformador.

Este é um resumo da ciência da eletricidade amplamente presente em nosso dia a dia. A JHP trabalha com os mais diversos componetnes elétricos industriais e residenciais, caso tenha dúvidas ou necessite um especialista entre em contato com a JHP que nós podemos te ajudar a especificar o melhor material para sua aplicação. Hoje a JHP representa a marca Siemens para seus componentes elétricos e consegue uma vasta gama de aplicações para seu dia a dia industrial e residencial. Veja abaixo nossas páginas específícas!

Elétrica e seus componentes 

Produtos do estoque JHP