Contatores

CONTATORES_GERAL.PNG

Contatores Elétricos - O que são

Existem diversos dispositivos elétricos, e para aqueles com maior potência – normalmente motores e equipamentos industriais – realizar acionamentos pode ser complicado. Afinal, interruptores comuns queimariam facilmente graças às altas correntes destes circuitos. Por isso existem os contatores, que apresentam contatos mais adequados ao acionamento e muitas formas de se ligar e desligar equipamentos com maior segurança.

Os contatores de potência atuam principalmente em sistemas trifásicos, isto é, sistemas que fornecem grandes correntes elétricas e onde os equipamentos precisam de três linhas de fase para funcionamento. Desse modo, eles funcionam como interruptores para os equipamentos de maior potência, garantindo maior vida útil aos equipamentos e permitindo também que sejam controlados à distância

  • Contatos normalmente abertos (NA): permanecem sempre na posição aberta, e se fecham quando acionados, permitindo passagem de corrente elétrica.

  • Contatos normalmente fechados (NF): permanecem sempre na posição fechada, e se abrem quando acionados, interrompendo a passagem de corrente elétrica.

  • Contatos comutadores: possuem as duas funções no mesmo contato, com uma parte NA e outra NF. São empregados não para ligar ou desligar, mas sim para comutar entre diferentes partes de um circuito.

Contatores Auxiliares

Contatores de potência

Contatores de estado Sólido

Contator_Estado_solido.jpg
CONTATOR_AUXILIAR.jpg
CONTATOR DE POTENCIA.jpg

Para acionamentos de alta frequência e constantes